Marketing de conteúdo: como criar e distribuir conteúdo relevante para seu público-alvo

Por *Dora Almeida Carraro – Diretora de Mídias em Marketing Digital

A elaboração de conteúdo relevante é o principal elemento atrativo para qualquer empresa que tenha por objetivo se destacar no cenário em que atua. Para que isso se concretize, o Marketing de conteúdo se apresenta como uma abordagem indispensável – afinal, é por meio de um conjunto de estratégias bem delineadas que uma marca poderá se impor com maior assertividade, angariando o público almejado.

Antes de tudo, no entanto, é absolutamente necessário que o público a quem o conteúdo se destina tenha seus interesses e necessidades conhecidas. Este recorte de público, também conhecido como persona, é quem irá consumir o material produzido; portanto, estar a par do que ele procura e atender à sua demanda é fundamental para que sua fidelização, isto é, seu vínculo com a marca seja gradualmente consolidado. A compreensão da persona permitirá que mais conteúdos sejam criados com a intenção expressa de contemplar a busca do público, gerando uma potencial relação de desejo por mais materiais a serem produzidos; estes materiais podem estar associados a produtos, serviços ou mesmo ao próprio âmbito virtual enquanto espaço gerador de puro conteúdo.

A conquista de um público engajado passa pela qualidade do conteúdo produzido. Desta forma, é importante estabelecer um alto padrão de apresentação do mesmo, a fim de que o elemento de atratividade da marca se mantenha consistente: textos acessíveis, concisos e bem escritos, uma dimensão visual aprazível e de fácil assimilação, em se tratando de imagens, vídeos bem elaborados, em caso de criações audiovisuais, e uma ordenação geral do espaço em que o conteúdo é exposto são apenas algumas medidas favoráveis ao despertar do interesse do público-alvo. Uma produção de conteúdo continuamente atrelada às exigências do público garantirá não só o seu retorno, mas também, potencialmente, o ganho de mais consumidores com um perfil similar ao dos que já acessam o conteúdo criado.

Um dos muitos benefícios que a prática do Marketing de conteúdo poderá trazer para uma empresa é a ampliação de sua projeção no mercado, bem como o consequente fortalecimento de sua imagem: com o passar do tempo, havendo uma obstinada produção de conteúdo relevante, a marca ganhará substância e passará a ser totalmente associada ao tipo específico de material que ela produz. Assim, gera-se um ciclo: a persistência converte o público, que, ao se interessar pelos serviços da marca, irá desenvolver um olhar positivo a respeito dela, podendo auxiliar, direta ou indiretamente, na atração de mais clientes, a quem o conteúdo produzido poderá apetecer.

Outro ponto importante para a criação de um conteúdo relevante é a diversificação dos meios através dos quais ele será propagado. Com a miríade de possibilidades oferecidas pela internet, é possível produzir e adaptar conteúdos para diversas plataformas e formatos, de modo a conquistar uma variedade maior de público. Muitas vezes, os consumidores possuem hábitos de acesso específicos, podendo, por exemplo, procurar vídeos, podcasts, textos ou mesmo postagens mais curtas e sintéticas em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, plataformas de extrema importância para a divulgação. Portanto, é essencial levar em consideração a pluralidade dos meios ao produzir e distribuir conteúdo, uma vez que esta variedade poderá ampliar o raio de alcance da marca. Com a fluidez e a integração de diversos meios característicos da internet, demonstrar flexibilidade pode ser crucial para que a distribuição de conteúdo ocorra de maneira intensa e eficiente.

O âmbito digital oferece uma gama de caminhos para que as empresas possam se destacar diante do seu público-alvo. Ainda assim, a principal medida que qualquer empresa deve tomar é a busca por conhecer cada vez mais o seu próprio público, de tal forma que suas estratégias possam ser desenhadas e empregadas com maiores possibilidades de retorno.  O Marketing de conteúdo se destina a esta finalidade, e sua correta aplicação pode trazer resultados extremamente positivos para qualquer empresa disposta a utilizá-lo.

*Dora Almeida Carraro é Executiva da área de Marketing Digital há 10 anos, com graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Fundação Santo André. Possui mais de 25 anos de experiência com relacionamento com cliente entre vendas, pós-vendas e gestão de pessoas e planejamento estratégico em grandes empresas, como Banco Itaú. Atualmente atua como Diretora de Mídias da Agência e-nova, especializada em marketing online, com a responsabilidade de liderar sua estratégia e desenvolver novos negócios.

Sobre a e-nova

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